Converso com muita gente diariamente para tentar entender porque alguns negócios começam e terminam tão rápido, enquanto outros estão indo de vento em popa.

plano-de-negocios.png

Aqui no Blog, uma história só é contada depois que muitas outras do mesmo segmento foram ouvidas e aprendo muito com a prática de meus entrevistados, e foi com esta vivencia do que funciona e o que não funciona é que posso afirmar uma coisa sem medo de errar! : – Se você tem muito ou pouco dinheiro pra investir, ou se está começando um negócio em casa ou na rua, ou até mesmo abrindo uma franquia para diminuir os riscos do seu negócio… NUNCA deixe de fazer um Plano de negócios!!!

Sou Arquiteta por formação, e não consigo imaginar a construção de uma casa sem um estudo prévio do terreno, insolação, topografia, necessidades dos moradores, gastos com todas as fases da obra, etc. etc. etc.

Não tem jeito… É na fase de colocar tudo isso no papel é que vamos antecipar muitos problemas que vão surgir no decorrer da construção da casa. E antecipando e prevendo soluções vamos economizar muito tempo e dinheiro nela.

A mesmíssima coisa se dá quando queremos abrir um negócio. Precisamos saber se tem gente querendo comprar o que estamos querendo vender, precisamos saber se nosso produto é viável, se os gastos com o funcionamento e empregados não vai comer nossos lucros, de quanto deve ser o capital mínimo que devemos ganhar pra manter, além dos funcionários, os gastos fixos como luz, agua, aluguel, taxas, mercadoria, estoque, entre tantos outros.

Parece que estou falando uma coisa óbvia, mas pasmem! Mais de 90% dos negócios que fecham nos dois primeiros anos, a causa está relacionada com essas contas “Impresumidamente Previstas”. E isto é muito sério!

Quando você faz um plano de negócios bem feito, pensando em tudo, (mas tudo mesmo), vai poder avaliar seu novo negócio de forma bem crítica e realista, fazendo com que, as frustações que vão ocorrer no seu dia a dia como empresário, sejam mais fácil de vencer e te façam caminhar para o sucesso.

Nas minhas pesquisas sobre como fazer um bom plano de forma consistente, encontrei o SEBRAE e no site deles tem uma apostila gratuita muito legal e que pode te ajudar no inicio da sua vida de empreendedor!

Entra no site deles: http://www.sebrae.com.br, digita plano de negócios e vai ver muitos vídeos com experiencias de empreendedores, além de uma apostila de mais de 100 páginas com tudo sobre o Plano de negócios!

Vai lá…  estuda… leia o máximo que puder! E o mais importante: Faça o seu!!!

Muita gente começa um negócio em casa, investindo pouco, como um reforço na renda familiar e desiste na primeira frustação porque não se preparou!

Lembre-se que a maioria dos negócios tem um período de maturação, em que é preciso pelo menos nos dois primeiros anos que se reinvista a maior parte da sua renda nele.

Por isso, as chances de um negócio dar certo aumenta muito quando ele ainda é um plano B, em que você não precise dele para viver, e pode faze-lo crescer sem pressa, e reinvestir toda a renda gerada em novos produtos e na conquistas de novos clientes!

 

 

Anúncios