Em meu dia a dia de conhecer pessoas e ouvir suas histórias pra contar aqui no Blog, costumo entrevistar muita gente para o mesmo tipo de negócio. Desta maneira eu consigo avaliar melhor porque basicamente com os mesmos produtos e a mesma qualidade, as pessoas apresentam resultados tão diferentes!

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Essa diferença  pode ser explicada por muitas razões, mas foi ficando cada vez mais clara, depois que comecei a ver  ” O Sócio”, um programa da TV paga,  onde um empresário Turco que foi adotado e se estabeleceu nos Estados Unidos, Marcos Limones, é chamado nas empresas que estão passando por dificuldades para ser seu novo sócio.

Então, ele basicamente faz uma avaliação dos 3 princípios básicos fundamentais para que uma empresa cresça forte: PESSOAS, PRODUTOS E PROCESSOS.

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Segundo Marcos, estes 3 aspectos são a base para que uma empresa cresça forte e se multiplique. É preciso que se encontre a melhor maneira de sua empresa se relacionar com as PESSOAS (clientes e funcionários), que seu PRODUTO seja conhecido pela qualidade e que todo o PROCESSO que envolve seu negócio até a entrega ao cliente seja duplicável e facilmente ensinado.

No programa, depois de fazer a avaliação de como estão funcionando estes 3 pilares, ele define o potencial do negócio e decide se faz ou não uma proposta para ser o novo SÓCIO,  oferecendo investimento em troca de um percentual do negócio.

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Depois que passei a acompanhar a série, foi inevitável tentar enxergar onde cada negócio poderia melhorar, e hoje, consigo muitas vezes detectar quando um negócio não conseguiu o mesmo exito que outros fazendo a mesma coisa, e aparentemente para um mesmo nicho de mercado.

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Avaliando, por exemplo uma das faces do Processo, e em como pode fazer diferença no final do mês de cada empreendedor entrevistado, vou falar um pouquinho sobre como Agregar valor ao produto pode ser fundamental para o sucesso de um negócio.

Peguei a mania de comparar o negócio de cada entrevistado para tentar detectar onde estavam os erros e acertos de cada um, uma forma de dar dicas pra quem me acompanha aqui, e uma das coisas que me chamaram a atenção foi a criatividade e o cuidado que algumas pessoas tem com a embalagem de seus produtos, o tal do Valor Agregado, que faz toda diferença!

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Vamos tentar mostrar como isso funciona no negócio de Brigadeiros por exemplo. Esse negócio tem vários tipos de nichos.  O modo como determina o processo caracteriza a clientela que quer atender. Nenhuma forma é melhor ou pior, você pode ter sucesso em qualquer nicho e publico que queira atender, o principal é ver com qual público você se identifica. Mas isso é assunto pra outro post!

Voltando… seja vendendo brigadeiro para festas ou eventos, por unidade ou quantidade, tenha em vista que a embalagem tem a capacidade de levar o brigadeiro da categoria alimentação a cobiçada e rentável categoria Presentes!

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Olha que legal esse negócio de Agregar valor: são os mesmos brigadeiros, mesma qualidade, mesmo material, gastando a mesmíssima coisa pra fazer cada um deles, mas com um pouco de criatividade na forma de finalizar seu produto, gastando na verdade bem pouco na embalagem, seu preço pode triplicar, ou até mesmo valer bem mais que isso.

Agregar valor significa acrescentar detalhes ao produto que fazem toda a diferença e elevam seu valor a outro patamar.

Isso vale para qualquer Processo em qualquer negócio!

Sempre é possível agregar valor e elevar suas vendas. Além de aumentar em muito a forma de marketing mais eficaz: O boca a boca! (mais um tema legal pra outro post! :-))

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Você pode agregar valor a qualquer tipo de produto. Nosso exemplo foi com Brigadeiros.

Veja as fotos, as apresentações, e em cada uma delas pense em quanto pagaria por cada brigadeiro. Você vai ficar impressionado com a diferença entre os valores que acharia justo pagar em cada uma delas.

Imagine que todos foram feitos na mesma panela, pela mesma cozinheira, tirados na mesma fornada, e tenham o mesmo gosto, mas, que por causa do valor que agregou a eles, achou justo pagar muitas vezes mais sem se sentir roubado.

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Quando for pensar em empreender, pense em ” Como surpreender seu cliente com criatividade!”. Acho que esta é a melhor definição de Agregar valor.

O próprio nome Brigadeiro Gourmet foi uma forma de agregar valor que mudou a forma como conhecíamos o Brigadeiro não é mesmo? Só acrescentando uma palavrinha ao nome!

Conhece a HAVAIANAS não é? Procure conhecer a história dela e em como eles agregaram valor a marca nos últimos anos e passaram de uma fabriqueta de sandálias no nordeste para o que ela é hoje mundialmente!

Agregue valor ao seu produto, seja ele qual for, e eleve ainda mais o patamar do seu negócio.

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