A história que vou contar hoje é bem especial. Sobre uma pessoa tão criativa quanto quem nos apresentou. Novamente a Alê da V.I.B., me deu a oportunidade de conhecer uma amiga que, assim como ela, espalha arte pelo mundo e emociona com seu trabalho.

Kakau.Cred_.BiaSoares.jpg

O nome dela é Kakau Hofke. Sua jornada começou pelo seu amor a arte e já são mais de 20 anos de uma carreira que, cada dia se expande mais, levando suas criações ao maior número de pessoas possível.

 

Kakau vem de uma família muito ligada a estética e diz que a criação está em seu DNA. Sempre se interessou por trabalhos manuais e desde pequena quis aprender tudo sobre, desenho, pintura, tricot, argila, colagens …Trabalhar com as mãos era seu maior prazer.

kakau.jpg

Aos 16 sua família se mudou para a Suíça, e viveu em Genebra por 2 anos, até que em 1986 foi para Paris estudar Comunicação Visual e ficou lá por 4 anos. Depois de formada, trabalhou com Design e Direção de Arte em agências de publicidade e por mais 4 anos na Globosat com computação gráfica.

Gostava do que fazia no seu último emprego convencional, mas sentia falta de voltar a criar e trabalhar com as mãos. Passou por uma fase em que pincéis e tintas, faziam muita falta e, já não se sentia feliz.

Kakau_Hofke_portrait.jpg

Em 1997, pediu demissão da Globosat e resolveu que precisava mudar, e dar chance para a Kakau artista ter um lugar de destaque em sua vida. Partiu então a procura de si mesma e de suas raízes e resolveu recomeçar em uma aula de Pintura no Parque Laje. O lugar dava a ela a liberdade que precisava para criar e o curso significava o reencontro com suas tintas e pincéis.

Depois de 10 anos pintando profissionalmente, Kakau resolveu declarar o seu amor ao Rio, através de suas telas, na fase que batizou de Relevos do Rio: “Eu sempre fui apaixonada pelo Rio, uma das minhas maiores certezas, durante os 8 anos e meio em que morei fora, era que um dia eu voltaria e que o meu futuro seria aqui”.

minigravura03.jpg

Em 2011, durante um bloqueio criativo, Kakau foi convidada por uma amiga, Alessandra Clark, a participar da coletiva de abertura do espaço Clark Art Center, centro de estudos da obra de Lygia Clark e galeria de arte e design, no Rio. Resolveu aceitar o desafio e iniciou uma nova fase, em acrílicos, transparências e sobreposições, que abriu para ela, um novo horizonte profissional.

No inicio de 2012, durante um evento em homenagem ao Brasil, a rede de Lojas MACY’S convidou Kakau para fazer o design das sacolas da rede: “Foi um momento mágico da minha vida, ir a New York e encontrar minha arte em sacolas espalhadas por cada esquina que passava, foi inesquecível!”.

sacolasfundobrancoBAIXA.jpg

Depois, vários outros convites vieram e fez trabalhos variados para clientes como: BIBI Sucos, Papel Craft, Fashion Rio, Ipanema, entre outros. O processo de transformar seus desenhos e  pinturas em produtos foi acontecendo naturalmente.

Hoje seu processo criativo começa no computador, onde consegue trabalhar formas e cores. Depois de finalizados, Kakau parte para o momento que tudo toma forma nas suas mãos de artista, e conta: “Quando finalizo uma criação no computador, começa a parte em que me entrego aos pincéis, e é onde me sinto mais feliz!”.

telas.jpg

Nesse processo criativo, Kakau foi além das telas e abriu uma loja virtual onde vende almofadas, joias, roupas, canecas, blocos. Em certo momento sentiu necessidade de contratar uma pessoa que se dedica, hoje em dia, a cuidar dos pedidos e remessas, para assim ter mais tempo para a criação e novos projetos.

almofadas.jpg

Para finalizar essa história de sucesso, em 2015, Kakau foi convidada pelo relojoeiro suiço Romain Gauthier, para ilustrar um de seus relógios. O resultado foi uma peça única, que ficou entre os 6 finalistas do Grand Prix D’Horlogerie de Genève, evento considerado o Oscar da alta relojoaria. Sua criação está incrustada na peça em forma de pequeninas pedras preciosas  num trabalho de Marchetaria fantástico.

1_Romain_Gauthier_Logical_one_Secret_Kakau_Hofke_MON000168_dial_profile_low_resolution.jpg

Pergunto se ela se arrependeu de ter largado seu trabalho na Globosat, onde tinha uma carreira sólida, e ela responde: ” Não foi um caminho fácil, mas nunca me arrependi de ter buscado a minha essência. Hoje sou feliz com o que criei, e viver daquilo que se ama não tem preço”.

Kakau tem um atelier em sua cobertura no Jardim Botânico com vista para o Morro Dois Irmãos, um dos muitos relevos do Rio que viraram sua marca registrada. Fizemos esta entrevista por telefone, e mesmo não a conhecendo pessoalmente, entendi porque a Alê me indicou sua história.

Screen shot 2011-07-11 at 10.10.54 AM.png

A energia e o amor que ela tem por cada tela e peça que produz é tão latente, que foi impossível pra mim não me emocionar vendo seu trabalho, mesmo que através da tela de meu computador. Enquanto via cada peça, cada desenho e escultura, podia sentir a energia que ela usou para criá-la e foi um sentimento único.

A história da Kakau, me mostra como é preciso coragem para mudar e perseverança para continuar no caminho que se escolhe para viver uma vida plena e feliz. Ser artista apenas, as vezes não basta num mundo tão consumista e efêmero, em que as coisas acontecem muito rápido, e que talentos natos aparecem e são esquecidos de forma tão rápida.

cadeira.jpg

Kakau, muito obrigada por me contar sua história e me receber tão bem no nosso papo, que durou mais de 1 hora, mas que de tão bom, passou tão rápido. Não esqueci seu convite para um cappuccino para ver de perto seu Atelier e sentir a energia mágica que deve ter esse lugar. Me aguarde… antes do que você imagina vou estar aí tocando seu interfone.

Muito obrigada por compartilhar um pouco do seu mundo com a gente aqui do 1000 ideias!

CONTATOS DA KAKAU

FACEBOOK: facebook.com/kakauhofke

SITE:  http://www.kakauhofke.com/

LOJA: https://www.lojadakakauhofke.com/

 

Anúncios