Não é raro ter boas surpresas quando conto uma história aqui no Blog. Adoro ouvir todas elas, mas algumas se destacam pela criatividade que o entrevistado usa para começar ou promover seu negócio.

A história de hoje é um bom exemplo de como se começar um negócio de Hambúrguer, que normalmente precisaria de um ponto comercial e muito investimento, gastando pouco e abusando da criatividade!

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Os protagonistas de hoje são a Thais Tupper e seu marido Manoel. Ela trabalhava no atendimento de uma agencia de Publicidade Multinacional e ele na filial da mesma agencia em São Paulo, como Produtor Gráfico.

Já conhecia a Thais porque trabalhava na mesma agencia de Publicidade que minha filha mais velha trabalha até hoje, e a entrevista foi com ela. Nosso papo foi por telefone, e sua animação e comprometimento com seu negócio foram marcantes e claramente o background dos dois foi fundamental para o sucesso da empresa que fundaram.

Se conheceram no trabalho e viram que tinham uma paixão em comum: O Hambúrguer!

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Numa viagem que fizeram aos Estados Unidos, visitaram um lugar chamado Sausalito em São Francisco na Califórnia. Famoso pelos pequenos restaurantes com todo tipo de gastronomia acharam um inusitado lugar, numa portinha pequena com fila na porta, considerado por muitos o melhor hamburguer da Califórnia. O lugar chamou a atenção deles por ser totalmente diferente de tudo que tinham visto, e onde os hambúrgueres eram feitos numa grande churrasqueira giratória, como uma vitrine.

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Amaram a ideia, e quando chegaram ao Brasil, começaram a pesquisar o custo e a viabilidade de um negócio desses no Brasil. Depois de fazerem o plano de negócios e pesquisa de lugares e preços, chegaram a conclusão de que ainda não teriam o dinheiro porque os custos seriam altos e arquivaram a ideia.

Mas a paixão e a vontade de empreender para começar a trabalhar num negócio próprio não saia da cabeça deles e neste momento a criatividade começou a delinear o que o negócio deles é hoje.

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Queriam saber se o produto valia a pena e resolveram testar, mas precisavam de cobaias nas ideias que fervilhavam sobre sabores e tipos diferentes de Hambúrguer, então fizeram um primeiro evento Gratuito na casa do pai dela para degustação e chamaram alguns amigos. e familiares.

O evento foi um sucesso e tanto família quanto amigos os incentivaram a continuar. Depois disso resolveram fazer o primeiro evento profissional que batizaram de “The Burger Experience”. Criaram uma página no Facebook, onde convidavam as pessoas a terem uma experiência diferente na degustação dos hambúrgueres.

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As primeiras edições desse evento faziam a preço de custo, até que começaram a cobrar preços justos e a lucrar com esses eventos. Foi então que reinvestiram todo o lucro em equipamentos e começaram a juntar o que pudessem para o sonho do Food Truck.

A partir da terceira edição se profissionalizaram um pouco mais e os clientes já podiam escolher entre alguns ingredientes extras, usando fichas onde marcavam suas preferências.

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Logo perceberam que havia muito desperdício de alguns ingredientes que saiam menos e Thais conta: “Resolvemos então que teríamos que escolher alguns sabores fechados no nosso cardápio e usamos as fichas para definir o que tinha mais saída. Criávamos planilhas e com isso conseguimos diminuir muito os custos com os ingredientes que sobravam dos eventos”.

O sonho precisava continuar e resolveram que era hora de sair pras ruas com seus burgers mas não tinham dinheiro para investir em um Food Truck. Novamente a criatividade e a vontade de empreender fizeram com que conseguissem uma vaga na tão concorrida Babilônia Feira Hype, onde começaram com uma barraquinha e depois do sucesso conseguido com várias edições desse evento, investiram num trailer, onde tudo realmente começou a acontecer!

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Dividiram as prestações do trailer em poucas parcelas e trabalhavam em jornada dupla, na empresa nos dias de semana e nos fins de semana no trailer para pagar o que deviam. Além disso, faziam eventos em bares, outra ideia super criativa e Thais explica: “Fazíamos invasão do The Burger Experience em alguns bares, onde alavancávamos a venda de bebidas deles com a venda de nossos burgers. Foram parcerias muito legais, onde conhecemos o nosso sócio atual na nossa primeira loja”.

Hoje eles se dedicam 100% ao negócio e não trabalham mais com carteira assinada. Possuem o Food Truck, uma loja no Shopping Downtown no Rio, e estudam propostas para abrirem filiais. Sabem da importância de desenvolverem processos facilmente duplicáveis antes de abrirem filiais ou franquias, e estão trabalhando neles nesse momento.

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Perguntei a Thais se ela acha que valeu a pena saírem de seus empregos tradicionais e trabalharem num negócio próprio e ela diz: “Quando a gente coloca o nosso na reta, as coisas têm que funcionar. O mais difícil e estressante é a gente se desprender da educação que recebemos desde pequenos de que precisamos ter um emprego e mudar a forma de pensar e agir. Trocar o trabalho estável por um que só depende de você, dá medo mas é muito bom saber que seu esforço é recompensado.”

Parabéns Thais e Manoel pela criatividade e garra. Tenho certeza de que daqui a algum tempo, estarei contando a história do crescimento da rede de franquias da marca “The Burger Experience!”

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Pra quem se inspirou com essa história, e está pensando em trabalhar com algum produto relacionado a alimentação, fica a certeza de que, com uma boa preparação, produtos de qualidade e testados com seu público alvo, dá pra começar a construir um negócio  com pouco investimento inicial e muita criatividade!

CONTATOS DO THE BURGER EXPERIENCE

FACEBOOK: https://www.facebook.com/theburgerexperience/

E-MAIL: contato@theburgerexperience.com.br

LOJA: Loja: Avenida das Américas, 500 – Bloco 21, loja 133 – Shopping Downtown – Barra Da Tijuca

WHATSAPP: (21) 98005-5000

SITE: https://www.theburgerexperience.com.br/

 

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