Conheci o negócio do Vito Pacheco num evento de CrossFit na academia que meu filho frequenta em Itacoatiara – Niterói. Depois que comecei a escrever o blog, fico observando novos negócios em todo lugar que vou, na esperança de poder contar aqui mais uma história de sucesso que sirva de inspiração a quem esta a procura de mais liberdade na sua vida profissional.

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Food Up era o nome do Stand dele nesse evento de CrossFit. Fiquei um bom tempo observando o movimento. Um Banner falava da marca e continha todos os contatos com a empresa. Um outro descrevia os 7 pratos congelados que vendiam, com os preços e a marca em destaque. Atendentes dentro e fora explicando os produtos e reforçando o conceito da marca. E a rapidez entre o pedido e a entrega dos pratos completava o cenário.

Depois, como costumo fazer, meu foco passa a ser o cliente. E o que vi, só reforçava a minha primeira impressão do negócio do Vito: as pessoas estavam saboreando e elogiando suas escolhas, olhando mais uma vez a marca nos banners a procura de um telefone, ou contato. Com certeza o dono da marca sabia da importância de um ponto de venda bem sinalizado.

Embora houvessem stands de hambúrguer e sanduíches, com apelos mais “gordurosos”, percebi nitidamente naquele momento, que a mentalidade do consumidor esta realmente mudando e a comida saudável do Food Up estava em mais da metade das mesas do evento.

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Fiquei animada pois tinha certeza de que, quem estivesse por trás daquele negócio, teria muito a acrescentar aqui no 1000 ideias e me apresentei. Perguntei quem era o responsável pelo negócio a um dos atendentes que, pra não atrapalhar o atendimento, me colocou em contato com o relação públicas da empresa que, prontamente, pegou meu telefone e muito atenciosamente me disse que o dono entraria em contato em breve. Profissionalismo… gostei disso!

No mesmo dia a noite fui adicionada no Whatsapp do Vito e começamos a conversar. E depois da entrevista comprovei mais uma vez que meu faro estava certo. A história do Vito além de inspiradora podia ensinar um dos conceitos mais importantes no empreendedorismo: “Se tomar um caminho errado, volte e recomece!”

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O Vito começou me contando o que o fez empreender e o que ele fazia antes de abrir seu negócio: “Trabalhava em Macaé, numa empresa de Óleo e Gás, e quando a crise na Petrobras aconteceu, vi meus planos irem por água abaixo, fiquei desempregado e atento a novas possibilidades“.

Vito tinha um excelente emprego , numa época em que o Polo de Petróleo de Macaé estava em crescimento e com ótimas oportunidades. Sabia de sua deficiência na língua inglesa e resolveu estudar para estar preparado quando as oportunidades chegassem.

Tomou coragem, pediu demissão e foi para o Canadá em abril de 2015 estudar inglês, confiante num futuro promissor que a fluência traria. Mas a vida prega peças, e enquanto estava lá fora fazendo seu curso, a crise na Petrobrás aconteceu e o cenário mudou. Quando retornou ao Brasil, em agosto, o desemprego era muito grande e ele se viu sem possibilidades de realocação na sua área.

Por dois meses tentou entrar no mercado de trabalho e não conseguiu nada. A falta de perspectiva já o preocupava. É um entusiasta do CrossFit e, conversando com 2 amigos, notou a necessidade que tinham em seguir um planejamento alimentar feito pela nutricionista mas não tinham tempo de cuidar da preparação. Vito viu ali uma oportunidade de negócio.

Propôs para os amigos fazer o preparo semanal das dietas deles, sem cobrar nada, alem dos insumos que ele usaria para fazer os pratos. Sabia cozinhar, pois desde pequeno aprendeu com sua mãe e morando sozinho. Seguiu seu instinto e aproveitou para testar com amigos, essa ideia que teve e que nem ele mesmo sabia se ia dar certo.

Começou com estes dois amigos e todos os dias entregava, segundo o planejamento de cada um: cafe da manha, almoço, lanche e jantar. Preparava em sua cozinha e embalava ainda de uma forma bem amadora. As coisas foram dando certo e logo já estava preparando 7 planejamentos /dia, na cozinha de sua casa, o que começou a atrapalhar a rotina de sua família.

Foi quando um amigo dele chamado Júlio Máximo, hoje seu sócio na Food Up, propôs começarem um negocio de alimentação saudável juntos. Naquele momento, Vito não via outra possibilidade de retornar ao mercado de trabalho na sua profissão e aceitou o convite. “A crise é grande mas as pessoas tem que comer“, pensou.

Em dezembro de 2015 eles inauguraram a Food Up. O primeiro conceito do negócio era um restaurante de comida saudável, com entrega diária, com 3 tipos de proteínas no cardápio. “Este conceito durou até junho de 2016, porque um dos problemas quando se propõe a ter um restaurante de entregas é que os clientes comem praticamente no mesmo período. Sem uma logística bem afinada, os atrasos na entrega, a devolução da comida, o desperdício de alimentos, e as reclamações crescentes, podem virar um ciclo vicioso e destruir um negócio“, conta Vito.

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Foi então que veio a virada, e no início de 2016 deram uma parada para uma reestruturação e mudaram todo o conceito da empresa, embora o serviço e a qualidade fossem as mesmas.

Adotaram uma forma de atender com produtos congelados. Fizeram cursos de congelamento e aprenderam como fazer para não perderem os nutrientes. Pesquisaram embalagens e materiais mais eficazes para seu produto. Nesse momento a Food Up era apenas um nome. Todo o conceito teria que mudar para que ela continuasse existindo.

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Em agosto de 2016, a nova Food Up foi lançada. Com 7 pratos congelados balanceados com 200 g de proteína + 200 g de carboidratos no cardápio. Inicialmente só trabalhavam com venda direta ao cliente, mas novamente a questão da entrega afunilava o negócio e não conseguiam crescer como gostariam e o pulo do gato foi trabalhar com parcerias PDV (Pontos de Venda).

Com esta estratégia, apenas 9 meses depois da reestruturação, estão com uma rede crescente de empresas parceiras e aumentam o negócio em torno de 20% ao mês. Eles estão trabalhando agora na expansão dos PDVs.

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A grande sacada da FOOD UP foi facilitar a vida daquelas pessoas que se preocupam não só em emagrecer, mas em comer bem, com qualidade de nutrientes. É cada vez maior o numero de pessoas que procuram orientação e acompanhamento de um nutricionista, mas que por falta de tempo não conseguem seguir o planejamento por muito tempo e desistem.

E a empresa vem para preencher essa lacuna. São a ponte entre o nutricionista e os resultados que as pessoas buscam quando contratam este profissional. Imagina, poder comprar a um preço acessível, o planejamento nutricional de 1 mês e ver os resultados aparecerem! Fantástica a ideia!

Hoje o Vito não cozinha mais. Tem uma cozinha industrial onde são feitos os pratos em Macaé, e tem um Chef de cozinha com uma equipe de 5 pessoas que seguem o planejamento que ele e seu sócio pensam para a empresa.

Vito e Júlio sabem que o crescimento vem naturalmente quando a prioridade é o cliente. Com a Food Up estruturada, seu foco agora é alcançar novos mercados fora de sua região e mostrar com sua comida, que é possível, gastando pouco, manter uma alimentação saudável, balanceada e capaz de seguir os melhores planejamentos feitos pelos nutricionistas.

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Nos próximos dias eles estarão lançando novos pratos e aumentando de 7 para 15 as opções de refeições, incluindo porções de proteína animal de 400 g , e carboidratos novos e ricos em fibras. Afinal de contas, ter um cardápio variado é tudo que seu cliente precisa.

Vito sabe que empreender é se reinventar todos os dias. Quando precisou mudar… mudou. Reavaliou seu negócio antes dele “morrer na praia”.  Estudou, procurou novas possibilidades, se adaptou as demandas de seus clientes. Esta mudando não só o conceito de seu produto, como também a conscientização de que comida congelada, quando feita da forma certa com bons ingredientes, pode sim ser saudável!

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Parabéns Vito e Júlio pela iniciativa e pelo negócio inovador. Comida congelada a gente vê aos montes nas prateleiras dos supermercados, geralmente uma alimentação calórica e de péssima qualidade nutricional.

Com a Food Up, vocês estão oferecendo comida de qualidade, balanceada, pensada para aqueles que querem variar o cardápio nas suas dietas, com ingredientes naturais a preço justo. Tem tudo pra crescerem!

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